O terremoto que ocorreu no Japão no mês de março, foi amplamente noticiado pela mídia internacional. Pudemos verificar a devastação ocasionada pelo terremoto que abalou o território japonês, sobretudo o nordeste do país e, quase que em tempo real, os tsunamis que varreram essa região litorânea em conseqüência do sismo. As imagens que mostram o antes e o depois são impressionantes.
Cidade de Natori. 11/03/2011. Foto: Kyodo/Reuters |
Imagem disponível em www.bbc.co.uk/portuguese |
Geografia
Segmento: 6º ano e 1o ano do Ensino Médio
Conteúdo: Dinâmica endógena da crosta terrestre, Placas tectônicas ou litosféricas, Sismos e tsunamis, Transformação da paisagem, Uso da terra
1ª etapa: Questione os alunos de forma a sondá-los a respeito do que eles leram, assistiram ou mesmo ouviram falar sobre o terremoto ocorrido no dia 11/03/2011. Crie um quadro na lousa para servir de “sementeira de ideias”, registrando ideias-chave (palavras, frases, etc.) que os alunos mencionarem a respeito do evento. Identifique o quanto a turma se sensibilizou com o assunto.
2ª etapa: Leve um mapa-mundi ou um globo terrestre para a sala de aula, para trabalhar a localização do Japão com os alunos. Estabeleça relações de distância entre esse país e o Brasil, pois, mesmo os alunos do Ensino Médio, em muitos casos, tem dificuldade em localizar países em relação ao território nacional. Depois de expor a localização, deixe os alunos manipularem a vontade o mapa ou o globo.
3ª etapa: No livro didático ou no atlas escolar, trabalhe o planisfério que represente as placas tectônicas, indicando o fato de que o território japonês encontra-se na confluência e na divergência de quatro placas tectônicas distintas, configurando-se como uma zona de alta tensão. Compare a situação do Japão com a do Brasil, que está no centro de uma extensa placa tectônica.
BOCHICCHIO, Vicenzo Raffaele . Atlas do Mundo Atual. São Paulo: Atual, 2003. |
BOLIGIAN, Levon Boligian; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves. Geografia: Espaço e Vivência - Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010. |
Para trabalhar ainda os efeitos do tsunami sobre as áreas afetadas, acesse a web no multimídia em sala de aula e, na tela, trabalhe os contrastes do “antes” e do “depois”, na passagem das ondas de tsunami. Acesse os endereços:
http://www.abc.net.au/news/events/japan-quake-2011/beforeafter.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110314_japao_antes_depois_pu.shtml
6ª etapa: Finalize o trabalho pedindo aos alunos que, por meio da técnica de dramatização, interpretem em vários “atos”, os diferentes efeitos que pode desencadear um tremor, de acordo com a escala de Mercalli, que segue.
BOLIGIAN, Levon Boligian; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves. Geografia: Espaço e Vivência - Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010. |
Conteúdo: Desenho, pintura, representação, cor.
Todos os segmentos
1ª etapa: Em uma roda de conversa, sensibilize os alunos buscando focar nas relações culturais próximas que existem entre o Brasil e o Japão, desde o início do século XX, com a imigração de milhares de japoneses para o nosso país. Mostre aos alunos que, por outro lado, e como muitos deles sabem, nos últimos anos, milhares de outros brasileiros, descendentes desses japoneses, regressaram para trabalhar na terra de seus avós. Informe-os que, atualmente, cerca de 260 mil brasileiros vivem no Japão, muitos na área mais afetada pelo terremoto e pelo tsunami. Pergunte aos alunos sobre a possibilidade de que conheçam pessoas (parentes, amigos, vizinhos, etc.) que morem atualmente no Japão, e se tem notícias delas após o terremoto. Questione-os sobre o que sentiram ao assistir a cenas que mostravam a devastação ocasionada por esses eventos naturais.
2a. etapa: Ressalte o trabalho de alguns artistas de origem ou descendência japonesa, como Tomie Ohtake (DVD Arte na Escola) e Manabu Mabe.
3a. etapa: O site francês http://cfsl.net/tsunami/ está promovendo um leilão de imagens em prol das vítimas do teremoto e tsunami no Japão. É possível participar por meio do envio de desenhos.
Aproveite a oportunidade para trabalhar desenho e pintura com ênfase no estilo japonês, como os mangás, que tanto chamam a atenção das crianças e adolescentes.
Observe e mostre aos alunos alguns desenhos já publicados no endereço citado.
Incentive os alunos a produzir e enviar seus desenhos.
Bom trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário