A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Desenvolvimento dos países do mundo - vídeo em sala de aula

     Os vídeos didáticos podem ser ótimos aliados no trabalho em sala de aula.
     Este vídeo - 200 países, 200 anos, 4 minutos - do médico e professor sueco Hans Rosling mostra, por meio de uma animação gráfica, a história do desenvolvimento do planeta nos últimos dois séculos (Programa "The Joy of Stats" da BBC).



     Os conteúdos que podem ser abordados com os alunos (8o ano e Ensino Médio) são:
  • Desenvolvimento e subdesenvolvimento - origens históricas e características atuais (critérios da regionalização e renda per capita)
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - índice criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem como objetivo mostrar com maior fidelidade as condições em que vive a maior parte dos habitantes de cada país, considerando critérios como: expectativa de vida, escolaridade, consumo, renda, condições sanitárias e mortalidade infantil.
  • Primeira Revolução Industrial - período que se consolidou a indústria moderna como principal atividade econômica, desde as últimas décadas do século XVIII a meados do século XIX e que alavancou a economia dos países europeus.
  • Segunda Revolução Industrial - período do final do século XIX a meados do século XX, caracterizado pelas as descobertas científicas e os avanços tecnológicos, como o uso do petróleo e do aço, destacando a produção fabril da siderurgia, metalurgia e petroquímica, consolidando a economia de países europeus e dos Estados Unidos.
  • Terceira Revolução Industrial - iniciada na década de 1950, quando integrou-se a ciência, a tecnologia e a produção, despontando segmentos industriais de alta tecnologia, como os da telecomunicações, microeletrônica, cinernética e aeroespacial, destacando os países asiáticos.
  • Desigualdades sócio-espaciais - características de diversidades entre os continentes.
  • Processo de globalização.
     Após destacar o conteúdo a ser discutido, mostre aos alunos o vídeo e, com algumas pausas, intercale as explicações sobre o assunto tratado.

Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário