A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A COPA DO MUNDO EM SALA DE AULA – CONHECENDO OS PAÍSES

A COPA DO MUNDO EM SALA DE AULA – CONHECENDO OS PAÍSES

Introdução

Entre os dias 12 junho a 13 de julho de 2014 acontece no Brasil a Copa do Mundo de Futebol. Essa competição reunirá os classificados das seis confederações, sendo elas: América do Sul; América do Norte, Central e Caribe; Ásia; África; Europa e Oceania, além do campeão mundial da copa anterior e o país sede.
A Copa do Mundo de Futebol reúne as melhores equipes e os melhores jogadores do mundo. Por isso, atraí ao país milhares de turistas e também aquece o mercado internacional do esporte com a presença de representantes, investidores e empresários de várias equipes do mundo.
Essa edição contará com 32 equipes e os jogos serão disputados em doze cidades sede em todo o Brasil. A divisão dos grupos, datas dos jogos e os locais podem ser vistos no site: http://copadomundo.uol.com.br/tabela-da-copa/calendario-de-jogos/
Professor, aproveite toda a movimentação em torno desse evento, para desenvolver nos alunos conhecimentos sobre os indicadores sociais, populacionais e demográficos dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol.
O que propomos aqui é o desenvolvimento de um jogo que servirá como material didático, para que os alunos compreendam os diferentes padrões e modos de vida entre os países participantes.
 Esta proposta didática é inspirada no jogo de cartas Super Trunfo.  Esse jogo fez muito sucesso nos anos 80 e 90 no Brasil e consistia em tomar todas as cartas do(s) adversário(s), por meio do comparativo de dados comum (em geral, comparava-se potência de motor, a velocidade, o peso, etc, de caminhões, carros, tanques de guerra, aviões, entre outros). Assim, o jogador escolhia um dos dados comparativos e quem possuísse a carta com o melhor ou maior dado comparativo, levava a(s) carta(s) do(s) oponente(s) e o direito de escolha do dado da próxima rodada.  Desta forma, o jogo continua até que um dos jogadores ganhe todas as cartas.

                                                                                 http://www.joguinhosantigos.com/


Conteúdos
Ensino Fundamental = Regionalização do espaço mundial
Conteúdo Interdisciplinar = Artes e Matemática
Tempo estimado: 3 aulas
Material necessário: Laboratório de informática para a busca de dados e imagens; cartolina, lápis de cor, régua para confeccionar o jogo de cartas.
            Para iniciar as atividades, mostre aos alunos o logo da Copa do Mundo de Futebol.


  
                                                                           http://pt.fifa.com/worldcup/#.


            Desencadeie, a partir daí, uma conversa perguntando para os alunos sobre quais são os países participantes, quais são os critérios para que participem da competição e se conhecem algo sobre esses países (cultura, acontecimentos, entre outros) e em qual continente o referido país fica. 
 
Etapa 1: busca de dados, confecção das cartas e localização dos países

            No laboratório de informática e em duplas, peça para alunos utilizarem sites de busca para descobrir quais são os países participantes da Copa do Mundo de Futebol, ou mesmo, sugira que visitem o site: http://pt.fifa.com/worldcup/#.
            Indique o site: http://www.ibge.gov.br/paisesat/, para que busquem os indicadores sociais e bandeira de cada país para confeccionarem as cartas para o jogo.  Os dados devem ser quantitativos para que os jogadores possam compará-los. Sugerimos os seguintes dados: população, área, densidade demográfica, IDH, PIB, PIB per capita e expectativa de vida.  Além disso, estipule um tamanho para as cartas. Exemplo: 15 cm de altura por 8 cm de largura.
            Abaixo segue um modelo para a confecção das cartas:




Ainda com ajuda dos sites de busca, peça para que os alunos pesquisem um mapa  do globo grande (tamanho de papel A4) e em branco, com a divisões política dos países. Em seguida, com o auxílio do livro didático ou do site: http://www.ibge.gov.br/paisesat/, solicite para que os alunos localizem os países participantes colorindo-os.  No entanto, auxilie os alunos que montem a legenda para o mapa, pintando os países do mesmo continente com a mesma cor.

2º etapa: regras e manual de instruções:

            As regras do jogo:
                   Considerando que são 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo de Futebol e, portanto, confeccionadas 32 cartas, sugerimos que o jogo seja disputado por grupos de no máximo 8  jogadores.
  •    As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas na mesma quantidade para os jogadores;
  •          Sem que um jogador veja a carta do outro, aquele que iniciar escolhe um dos indicadores sociais;
  •          Os jogadores comparam o dado escolhido e quem estiver com indicador social mais elevado vence a rodada;
  •          O jogador que vencer tem o direito de escolher o indicador social disputado na próxima rodada;
  •          O jogador que ganhar todas as cartas de seus oponentes vence o jogo.

A pesquisa para o manual de instruções:
Com o auxílio de livros didáticos e sites de busca, os alunos devem buscar informações sobre os indicadores sociais utilizados nas cartas com o propósito de conhecer a importância desses dados para o país.
Destaque por exemplo, a importância de saber a área total do país para melhor gestão do território; a necessidade de saber as características da população (quantidade de crianças, adultos, idosos, mulheres e homes, população economicamente ativa e inativa) para melhor planejar medidas de governamentais como geração de emprego, previdência, educação, entre outros; identificar a forma que a população é distribuída no território para planejar novas frentes de trabalho e ocupação; compreender como o indicador do IDH é formado (educação, saúde e renda) e sua representação em relação à qualidade de vida; entender o que é o PIB e o PIB per capita e por fim, a necessidade de saber a expectativa de vida da população de um país, ressaltando dados vinculados como mortalidade infantil, gastos do governo com saúde, entre outros.
 Peça para que cada grupo de alunos monte um manual de instruções em uma folha de papel A4 ou almaço, descrevendo as regras, os indicadores sociais e sua importância.

Avaliação

  Os critérios observados para avaliação são:
  •       A qualidade e o empenho na elaboração das cartas: desenho da bandeira e os dados corretos e legíveis;
  •    A qualidade e o empenho na elaboração do mapa: legenda, escala e localização dos países e continente correspondente.
  •      Organização e a clareza do manual: A pesquisa deve mostrar o significado e a importância dos indicadores sociais para o país de forma clara e objetiva;
  •       O desenvolvimento de determinadas atitudes: como a capacidade do aluno de trabalhar em grupo, de sociabilizar, desenvolver a habilidade de competir e aceitar a derrota, entre outras ligadas ao jogo.

Bom trabalho e boa sorte!!!

            

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Professor de férias, e agora?


Professor, com intuito de ajudá-lo a aproveitar esse restinho de férias montamos uma seleção de filmes, livros e sites como sugestão de entretenimento e pesquisa para o início desse ano letivo.

Filmes.

Fizemos uma seleção dos filmes lançados no ano de 2013 ou que serão lançados no ano de 2014.
O cinema traz em sua tela o Espaço Geográfico. As características de tempos e espaços diferentes são representadas pelos diretores sob pontos de vista muito particulares. Leve essa riqueza para os seus alunos também!!!

O Lobo de Wall Street
                  Trailer: Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=Poscusnqvtw
                  Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-127524/

Gravidade
               Trailer: Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=T1Xlq9Ug_Ag
               Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-178496/

12 Anos de Escravidão
               Trailer: Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=Babif0vuqcs
               Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-196885/

 Caçadores de Obras Primas
               Trailer: Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=J8cpk8mnmm8
                Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-201434/

Capitão Phillips
              Trailer: Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=Jfzbuvaqiny
              Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-191696/

Trapaça
            Trailer:  Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=JU6Hhq55OZc
            Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-205330/

Serra Pelada
            Trailer: Http://Www.Youtube.Com/Watch?V=Nqoe6euend8
            Sinopse: Http://Www.Adorocinema.Com/Filmes/Filme-209317/

Livros

            Selecionamos duas categorias de indicação bibliográfica que, certamente, irão enriquecê-lo: livros científicos na área de Geografia, com objetivo de contribuir para sua formação como professor(a), e livros de literatura, com objetivo de descontraí-lo nas horas vagas ou para servir de recurso didático em suas aulas. Em ambos os casos, temos somente lançamentos recentes. Veja:

Livros Científicos


Audiolivro - Geografia do Brasil – 2013.  Rubens Souza - Editora Áudio.

Renovação Urbana, Mercantilização da Cidade e Desigualdades Socioespaciais - 2013. Maria de Fátima Cabral Marques Gomes, Rosemere Santos Maia, Isabel, Cristina da Costa Cardoso e Brun - Editora Mauad.

Mudanças Climáticas - Do Global Ao Local – 2014. Tatiana Tucunduva P. Cortese E Gilberto Natalini - Editora Manole.

Roteiro de Cartografia - 2013. Paulo Márcio Leal de Menezes, Manoel do Couto Fernandes - Editora Oficina De Textos.

Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil – 2013. Vicente Del Rio, William Simbieda - Editora Ltc (Grupo Gen).

O Mundo em Infográficos – 2013. Jon Richards E Ed Simkins - Editora Sextante (Gmt).

Temas da Geografia na Escola Básica - 2013. Lana de Souza Cavalcanti - Editora Papirus.

A Revolução das Luzes - O Iluminismo Radical e as Origens Intelectuais da Democracia Moderna – 2013. Jonathan Israel - Editora Edipro (Edições Profissionais).

Processos Erosivos e Recuperação de Áreas Degradadas – 2013. Antonio José Teixeira Guerra e Maria do Carmo Oliveira Jorge (Org.) - Editora Oficina De Textos.

Grafias Do Espaço - Imagens da Educação Geográfica Contemporânea - 2013
Valéria Cazetta e Wenceslao Machado de Oliveira Junior (Orgs.) - Editora Alínea E Átomo.

Formação Docente e Geografia Escolar: Um Estudo de Caso Entre Brasil e Espanha - 2013 Pezzato, João Pedro – Cultura Acadêmica.

Dengue no Brasil Abordagem Geográfica Na Escala Nacional - 2013. Catão, Rafael De Castro – Cultura Acadêmica.

Mapa Mental no Ensino de Geografia - 2013.  Richter, Denis - Cultura Acadêmica.

Espaço e Tempo na Educação Infantil – 2014. Paula C. Strina Juliasz, Rosângela Doin de Almeida -  Contexto.

Livros de Literatura

"Em Busca de Um Final Feliz", de Katherine Boo – Novo Conceito
A Longa Caminhada até a Liberdade, de Nelson Mandela
“Stephen King”: Coração Assombrado", de Lisa Rogak (Darkside)
"Bela Baderna", organizado por Andrew Boyd e Dave Oswald Mitchell (Edições Ideal)
"Jogador Nº 1", de Ernest Cline (Leya)
"Wild Cards Vol. 1: O Começo de Tudo", editado por George. R. R. Martin (Leya)
"Banksy: Por Trás das Paredes", de Will Ellsworth-Jones (Nossa Cultura)
"Nu, de Botas", de Antonio Prata (Companhia das Letras)
"Os Filhos da Noite", de Dennis Lehane (Companhia das Letras)
"O Mundo do Exterminador", de Orson Scott Card (Intrínseca)

Mais sobre esses livros no site:

Sites

         Selecionamos sites que possam ser utilizados nos conteúdos de Geografia, mas ao mesmo tempo interativo, onde você possa manipular toda ou parte de suas funções.

Mapas de Vulnerabilidade Social:

IBGE Cidades

IBGE Países

Sistema Solar

IBGE Teens

Armazenzinho

Dados sobre o Brasil (também para download)

      Professor,
      Sugerimos que, da mesma forma que indicamos nos roteiros de viagens, quando ler, ver e/ou clicar nos materiais acima, aproveite para refletir sobre qual conteúdo de Geografia essas indicações podem se enquadrar.
     Uma citação do livro científico ou literário, um trecho do filme ou a conexão com os sites sugeridos podem tornar sua aula muito mais interessante!
     Bom trabalho!














  

















http://www.relativa.com.br/images/spacer.gif


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Professores: as férias, e agora?

Colaboração: Thiago Calandro

Muitas escolas no Brasil tiveram as férias reduzidas devido ao evento da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em junho e julho deste ano de 2014. Por isso, as férias escolares estão terminando, mas ainda é tempo de renovar as energias.
Pensando nisso, propomos sugestões de passeios para ajudar em sua escolha.
    

      Acampamentos

                 
Além de visitar lugares exuberantes que muitas vezes carecem de estrutura, acampar pode ser muito gratificante por exigir muito do físico e da mente ao montar a barraca, levar os próprios suprimentos, fazer fogo, entre outros, proporcionando uma experiência incrível com a natureza.
      
       Fui acampar
 Acampar 

Dicas de locais para acampar:

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) – Estado de São Paulo

Ilha do Mel – Estado do Paraná

Parque Estadual do Guartelá – Estado do Paraná 

Parque Nacional do Itatiaia – Estado do Rio de Janeiro 

Parque Nacional Chapada dos Guimarães


Turismo urbano


         

As cidades unem tempos e espaços diversos. Sua estrutura, história e tamanho causam fascínio nas pessoas e pode ser lugar interessante para visitar. As cidades, por concentrar maior número de pessoas, concentram também maior número de teatros, museus, zoológicos, planetários, festivais, entre outros.

Dicas de cidades para visitar:





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Turismo Rural e Ecológico

     

 A vida em grandes cidades pode ser complicada, violência, trânsito, a correria do dia-a-dia, entre outros problemas. Uma estratégia para fugir desses problemas é o turismo rural e ecológico. Esse tipo de turismo proporciona tranquilidade, pode ajudar a conhecer meios de produção, às vezes, estranhos a grande parte da população urbana, artesanatos, comidas locais, manifestações culturais e artísticas, além de atividades como trilhas, mergulhos, rafting e vários outros atividades relacionadas à natureza e educação ambiental.

Dicas de locais de Turismo Rural











Praias

             

 Durante as férias de verão, um dos locais mais procurados pelos turistas são as praias. No Brasil possui mais de 8 mil Km de litoral, oferecendo uma enorme variedade, tanto nas características paisagísticas quanto na infraestrutura dos locais. Assim, selecionamos praias para os mais variados gostos, desde aquelas badaladas, com vida noturna e comércio, e também aquelas tranquilas, com paisagens exuberantes e longe de qualquer agitação.
Dicas de cidades litorâneas e praias:











       
http://www.cphhotel.com.br/site
    

 Viajar: aprender e ensinar

            Professor, sua visita aos mais variados lugares do Brasil podem ajudar em seu trabalho em sala de aula durante o ano letivo. Materiais como fotos, vídeos, panfletos, narrativas de pessoas dos locais visitados podem ser suportes didáticos riquíssimos, que complementam o o conteúdo do livro didático em sua aula.
            Os materiais coletados durante a viagem podem ser utilizados em diferentes conteúdos durante o ano, como por exemplo: as características das regiões brasileiras, formações geológicas e geomorfológicas, clima, dinâmica da população, vegetação, ciclos econômicos do Brasil, formação do território brasileiro, entre outros.
            Quando decidir o roteiro de suas viagens de férias, reflita sobre quais conteúdos ele pode se inserir. E durante a viagem, reserve um tempo para tirar fotos, fazer vídeos, colher informações e materiais sobre o local de visita e compartilhe parte de suas experiências para enriquecer ainda mais seu trabalho.


Boas Férias!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Copa do Mundo de Futebol e os protestos no Brasil

Temos visto pelos meios de comunicação e, até mesmo pessoalmente, os vários protestos que vêm ocorrendo no Brasil nos últimos meses. Em poucos dias, as manifestações se alastraram pelo país e, em sua maioria, eram combinadas e articuladas pelas redes sociais na Internet.
Grande parte de nossos alunos acompanharam o início dessas manifestações que ocorreram em muitas cidades do país, deflagradas pelo aumento das tarifas do transporte público. Posteriormente, as manifestações ocorreram (e vem ocorrendo) também com o intuito de reivindicar soluções de problemas persistentes em nosso país, como a qualidade na área da saúde e na educação, segurança e transporte público, corrupção, aumento do custo de vida, entre outros.
Durante a Copa das Confederações, realizada no Brasil no mês de Junho de 2013, ocorreram, em todo o país, manifestações públicas contra os gastos da Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no país em 2014. Os problemas ressaltados nas manifestações estão relacionados, especialmente, aos grandes gastos de dinheiro público com obras de infra-estrutura para a realização da Copa de 2014.
Embora os problemas abordados pelos manifestantes nas ruas das cidades brasileiras sejam evidentes em nosso país, não são nossa exclusividade, eles são comuns à maioria dos países subdesenvolvidos e tem origens históricas, políticas e econômicas. Dentro desse contexto, indicamos uma sequência didática que tem como objetivo propor ao aluno conhecimentos que permitem refletir sobre os motivos das revoltas populares no Brasil e a relação com a Copa do Mundo de 2014.

Conteúdo
O conteúdo abordado com este tema, pode ser relacionado, por exemplo, às características do desenvolvimento e subdesenvolvimento e envolver as disciplinas de História, Sociologia e Filosofia (no caso do trabalho com o Ensino Médio). Sugere-se que as discussões para a realização deste trabalho sejam realizadas em 4 aulas.

A realização do trabalho
Inicie o trabalho mostrando aos alunos imagens que deflagrarão as reflexões e as discussões, como vídeos e fotografias das manifestações ocorridas ou algum outro material que achar interessante.
Veja o exemplo deste vídeo, no Rio de Janeiro, com destaque para o número de pessoas que participaram da manifestação.



Mostre também aos alunos, imagens das manifestações pelo Brasil. 


Veja algumas delas em:


Inicie uma conversa com os alunos fazendo perguntas sobre as manifestações populares: os motivos, quais são os problemas destacados pelos manifestantes, em que meios de comunicação obtiveram informações, se participaram de alguma manifestação em seu município, ou ainda se percebem os problemas destacados em seu cotidiano.
Sobre os problemas abordados, destaque alguns como: violência, trânsito, corrupção, pobreza, habitação, transporte público, diferença social, trabalho e prostituição infantil, falta de estrutura em escolas, hospitais, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Ressalte esses problemas nas grandes cidades brasileiras.

1ª etapa: discussões sobre os problemas
Cite, em sala de aula, os problemas sociais enfrentados pela população brasileira que transpareceram nos protestos. Destaque que estes problemas são comuns em muitas cidades do mundo, especialmente nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos. Utilize o mapa com a divisão “Norte x Sul” para localizar o Brasil e resgate os conhecimentos sobre o colonialismo de exploração na África, na América Latina e na Ásia para melhor contextualizar o tema como um processo histórico, carregado de interesses econômicos e políticos.
Com o auxílio de apostilas ou livros didáticos, peçam aos alunos pesquisarem e façam um quadro das características dos países subdesenvolvidos.



Para complementar as discussões, utilize dados do IDH dos municípios brasileiros, publicados recentemente no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) Ressalte as diferenças regionais e intra-regionais dos índices de desenvolvimento humano, identificando as áreas com maiores contrastes.


2º etapa: os gastos com Copa do Mundo do Brasil
                Utilize o mapa interativo do site Portal 2014, para os alunos extraírem informações sobre os gastos com estádios e infraestrutura de cada cidade sede da Copa. Peça para que montem um quadro, indicando a cidade-sede e todos os gastos orçados. Peça que os alunos façam relações entre os gastos e os IDHs observados no Atlas 2013 do PNUD.

3º etapa: reflexões sobre os protestos e a Copa do Mundo
                Diante de todos os problemas sociais existentes no Brasil, muitos brasileiros não concordam com o dinheiro que será investido na Copa do Mundo de 2014. Por outro lado, o Governo Federal, além dos governos estaduais e municipais, apoiam a copa e usam como justificativa as obras de melhorias que ficarão no país depois do evento, na geração de emprego para a construção das obras de infraestrutura, estádios e o turismo.
          Para “esquentar” o debate, leia com os alunos as reportagens:



      Crie uma roda de conversa e leve os alunos a refletir sobre suas opiniões, sobre o que pensam sobre os temas abordados.


Comente sobre as exigências do padrão de qualidade que a Fédération Internationale de Football Association (FIFA), impõe aos países-sede a acerca de estádios, infraestrutura, segurança, entre outros, como condição para realização da Copa. No caso do Brasil, as exigências da FIFA para realização da Copa fogem da realidade do nível de desenvolvimento do país. Assim, alguns manifestantes utilizaram o “padrão de qualidade FIFA” para reivindicar as melhorias dos serviços públicos.

Atividade

Leitura e interpretação de texto

Oriente os alunos a ler o trecho do livro de Carvalho, 2002 (CARVALHO,José Murilo de. Cidadania no Brasil. Olongo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002). Somente a página 2, iniciando em “Tornou-se costume [...] até [...] é a da justiça social.”

Em seguida, oralmente, peça para identifiquem no texto os três tipos de direitos, quais são suas características, como eles estão relacionados ao contexto das manifestações e a Copa do Mundo.
Com base no texto lido, solicite aos alunos a elaboração de textos que expressem, na forma de um manifesto (veja o que é um manifesto), a sua reflexão individual, ou mesmo em grupo, a respeito dos problemas sociais de nosso país, de seu município, seu bairro ou em sua rua.
Os seguintes pontos podem se o foco da produção do texto:
·         Acesso a serviços públicos;
·         Organização da sociedade: mobilização ou desmobilização;
·         Qualidade de vida em seu espaço de vivência;
·         Problemas enfrentados;
·         Escolha de representantes políticos

Os textos desenvolvidos na atividade podem ser organizados em um mural para exposição na escola, com o intuito de mostrar os problemas percebidos pelos alunos em seu espaço de vivência e suas opiniões a respeito das manifestações e da realização da Copa do Mundo de 2014. Isso deverá proporcionar uma melhor avaliação do trabalho realizado.
Bom trabalho!!!