A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Professores: as férias, e agora?

Colaboração: Thiago Calandro

Muitas escolas no Brasil tiveram as férias reduzidas devido ao evento da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em junho e julho deste ano de 2014. Por isso, as férias escolares estão terminando, mas ainda é tempo de renovar as energias.
Pensando nisso, propomos sugestões de passeios para ajudar em sua escolha.
    

      Acampamentos

                 
Além de visitar lugares exuberantes que muitas vezes carecem de estrutura, acampar pode ser muito gratificante por exigir muito do físico e da mente ao montar a barraca, levar os próprios suprimentos, fazer fogo, entre outros, proporcionando uma experiência incrível com a natureza.
      
       Fui acampar
 Acampar 

Dicas de locais para acampar:

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) – Estado de São Paulo

Ilha do Mel – Estado do Paraná

Parque Estadual do Guartelá – Estado do Paraná 

Parque Nacional do Itatiaia – Estado do Rio de Janeiro 

Parque Nacional Chapada dos Guimarães


Turismo urbano


         

As cidades unem tempos e espaços diversos. Sua estrutura, história e tamanho causam fascínio nas pessoas e pode ser lugar interessante para visitar. As cidades, por concentrar maior número de pessoas, concentram também maior número de teatros, museus, zoológicos, planetários, festivais, entre outros.

Dicas de cidades para visitar:





·    

Turismo Rural e Ecológico

     

 A vida em grandes cidades pode ser complicada, violência, trânsito, a correria do dia-a-dia, entre outros problemas. Uma estratégia para fugir desses problemas é o turismo rural e ecológico. Esse tipo de turismo proporciona tranquilidade, pode ajudar a conhecer meios de produção, às vezes, estranhos a grande parte da população urbana, artesanatos, comidas locais, manifestações culturais e artísticas, além de atividades como trilhas, mergulhos, rafting e vários outros atividades relacionadas à natureza e educação ambiental.

Dicas de locais de Turismo Rural











Praias

             

 Durante as férias de verão, um dos locais mais procurados pelos turistas são as praias. No Brasil possui mais de 8 mil Km de litoral, oferecendo uma enorme variedade, tanto nas características paisagísticas quanto na infraestrutura dos locais. Assim, selecionamos praias para os mais variados gostos, desde aquelas badaladas, com vida noturna e comércio, e também aquelas tranquilas, com paisagens exuberantes e longe de qualquer agitação.
Dicas de cidades litorâneas e praias:











       
http://www.cphhotel.com.br/site
    

 Viajar: aprender e ensinar

            Professor, sua visita aos mais variados lugares do Brasil podem ajudar em seu trabalho em sala de aula durante o ano letivo. Materiais como fotos, vídeos, panfletos, narrativas de pessoas dos locais visitados podem ser suportes didáticos riquíssimos, que complementam o o conteúdo do livro didático em sua aula.
            Os materiais coletados durante a viagem podem ser utilizados em diferentes conteúdos durante o ano, como por exemplo: as características das regiões brasileiras, formações geológicas e geomorfológicas, clima, dinâmica da população, vegetação, ciclos econômicos do Brasil, formação do território brasileiro, entre outros.
            Quando decidir o roteiro de suas viagens de férias, reflita sobre quais conteúdos ele pode se inserir. E durante a viagem, reserve um tempo para tirar fotos, fazer vídeos, colher informações e materiais sobre o local de visita e compartilhe parte de suas experiências para enriquecer ainda mais seu trabalho.


Boas Férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário