A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A COPA DO MUNDO EM SALA DE AULA – CONHECENDO OS PAÍSES

A COPA DO MUNDO EM SALA DE AULA – CONHECENDO OS PAÍSES

Introdução

Entre os dias 12 junho a 13 de julho de 2014 acontece no Brasil a Copa do Mundo de Futebol. Essa competição reunirá os classificados das seis confederações, sendo elas: América do Sul; América do Norte, Central e Caribe; Ásia; África; Europa e Oceania, além do campeão mundial da copa anterior e o país sede.
A Copa do Mundo de Futebol reúne as melhores equipes e os melhores jogadores do mundo. Por isso, atraí ao país milhares de turistas e também aquece o mercado internacional do esporte com a presença de representantes, investidores e empresários de várias equipes do mundo.
Essa edição contará com 32 equipes e os jogos serão disputados em doze cidades sede em todo o Brasil. A divisão dos grupos, datas dos jogos e os locais podem ser vistos no site: http://copadomundo.uol.com.br/tabela-da-copa/calendario-de-jogos/
Professor, aproveite toda a movimentação em torno desse evento, para desenvolver nos alunos conhecimentos sobre os indicadores sociais, populacionais e demográficos dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol.
O que propomos aqui é o desenvolvimento de um jogo que servirá como material didático, para que os alunos compreendam os diferentes padrões e modos de vida entre os países participantes.
 Esta proposta didática é inspirada no jogo de cartas Super Trunfo.  Esse jogo fez muito sucesso nos anos 80 e 90 no Brasil e consistia em tomar todas as cartas do(s) adversário(s), por meio do comparativo de dados comum (em geral, comparava-se potência de motor, a velocidade, o peso, etc, de caminhões, carros, tanques de guerra, aviões, entre outros). Assim, o jogador escolhia um dos dados comparativos e quem possuísse a carta com o melhor ou maior dado comparativo, levava a(s) carta(s) do(s) oponente(s) e o direito de escolha do dado da próxima rodada.  Desta forma, o jogo continua até que um dos jogadores ganhe todas as cartas.

                                                                                 http://www.joguinhosantigos.com/


Conteúdos
Ensino Fundamental = Regionalização do espaço mundial
Conteúdo Interdisciplinar = Artes e Matemática
Tempo estimado: 3 aulas
Material necessário: Laboratório de informática para a busca de dados e imagens; cartolina, lápis de cor, régua para confeccionar o jogo de cartas.
            Para iniciar as atividades, mostre aos alunos o logo da Copa do Mundo de Futebol.


  
                                                                           http://pt.fifa.com/worldcup/#.


            Desencadeie, a partir daí, uma conversa perguntando para os alunos sobre quais são os países participantes, quais são os critérios para que participem da competição e se conhecem algo sobre esses países (cultura, acontecimentos, entre outros) e em qual continente o referido país fica. 
 
Etapa 1: busca de dados, confecção das cartas e localização dos países

            No laboratório de informática e em duplas, peça para alunos utilizarem sites de busca para descobrir quais são os países participantes da Copa do Mundo de Futebol, ou mesmo, sugira que visitem o site: http://pt.fifa.com/worldcup/#.
            Indique o site: http://www.ibge.gov.br/paisesat/, para que busquem os indicadores sociais e bandeira de cada país para confeccionarem as cartas para o jogo.  Os dados devem ser quantitativos para que os jogadores possam compará-los. Sugerimos os seguintes dados: população, área, densidade demográfica, IDH, PIB, PIB per capita e expectativa de vida.  Além disso, estipule um tamanho para as cartas. Exemplo: 15 cm de altura por 8 cm de largura.
            Abaixo segue um modelo para a confecção das cartas:




Ainda com ajuda dos sites de busca, peça para que os alunos pesquisem um mapa  do globo grande (tamanho de papel A4) e em branco, com a divisões política dos países. Em seguida, com o auxílio do livro didático ou do site: http://www.ibge.gov.br/paisesat/, solicite para que os alunos localizem os países participantes colorindo-os.  No entanto, auxilie os alunos que montem a legenda para o mapa, pintando os países do mesmo continente com a mesma cor.

2º etapa: regras e manual de instruções:

            As regras do jogo:
                   Considerando que são 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo de Futebol e, portanto, confeccionadas 32 cartas, sugerimos que o jogo seja disputado por grupos de no máximo 8  jogadores.
  •    As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas na mesma quantidade para os jogadores;
  •          Sem que um jogador veja a carta do outro, aquele que iniciar escolhe um dos indicadores sociais;
  •          Os jogadores comparam o dado escolhido e quem estiver com indicador social mais elevado vence a rodada;
  •          O jogador que vencer tem o direito de escolher o indicador social disputado na próxima rodada;
  •          O jogador que ganhar todas as cartas de seus oponentes vence o jogo.

A pesquisa para o manual de instruções:
Com o auxílio de livros didáticos e sites de busca, os alunos devem buscar informações sobre os indicadores sociais utilizados nas cartas com o propósito de conhecer a importância desses dados para o país.
Destaque por exemplo, a importância de saber a área total do país para melhor gestão do território; a necessidade de saber as características da população (quantidade de crianças, adultos, idosos, mulheres e homes, população economicamente ativa e inativa) para melhor planejar medidas de governamentais como geração de emprego, previdência, educação, entre outros; identificar a forma que a população é distribuída no território para planejar novas frentes de trabalho e ocupação; compreender como o indicador do IDH é formado (educação, saúde e renda) e sua representação em relação à qualidade de vida; entender o que é o PIB e o PIB per capita e por fim, a necessidade de saber a expectativa de vida da população de um país, ressaltando dados vinculados como mortalidade infantil, gastos do governo com saúde, entre outros.
 Peça para que cada grupo de alunos monte um manual de instruções em uma folha de papel A4 ou almaço, descrevendo as regras, os indicadores sociais e sua importância.

Avaliação

  Os critérios observados para avaliação são:
  •       A qualidade e o empenho na elaboração das cartas: desenho da bandeira e os dados corretos e legíveis;
  •    A qualidade e o empenho na elaboração do mapa: legenda, escala e localização dos países e continente correspondente.
  •      Organização e a clareza do manual: A pesquisa deve mostrar o significado e a importância dos indicadores sociais para o país de forma clara e objetiva;
  •       O desenvolvimento de determinadas atitudes: como a capacidade do aluno de trabalhar em grupo, de sociabilizar, desenvolver a habilidade de competir e aceitar a derrota, entre outras ligadas ao jogo.

Bom trabalho e boa sorte!!!

            

2 comentários:

  1. ISSO É UMA VERDADEIRA AULA DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, LÍNGUAS E ACIMA DE TUDO ALGO QUE CHAMA A ATENÇÃO E SE TORNA O ESTUDAR EM APRENDER.
    TENHO ORGULHO DE SABER QUE ESTÃO PRATICANDO O CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir