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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um pouco mais de Oriente Médio em sala de aula




    Constantemente nos meios de comunicação vemos notícias relacionadas às crises políticas e conflitos armados que acontecem no Oriente Médio. Dentre esses fatos, destacou-se no início do mês de maio de 2013, o bombardeio realizado pelo exército israelense a um comboio militar na Síria (como na reportagem citada acima), alegando impedir que armas chegassem ao grupo político e militar Hezbollah, no Líbano.

     Aproveite notícias como estas para trabalhar com os alunos os conflitos do Oriente Médio e estudar um pouco mais sobre suas raízes históricas e religiosas, assim como ressaltar o período atual pró-democracia pelo qual alguns países árabes estão passando, a denominada "Primavera Árabe" .
    Neste trabalho, é importante identificar as facetas desses fatos nas esferas culturais, econômicas, políticas e ideológicas. O estudo dos conflitos no Oriente Médio proporciona uma análise do espaço geopolítico em diferentes pontos de vista, tais como: a disputa de território, a intolerância religiosa, a imposição cultural, os interesses econômicos.

    Sugerimos uma seqüência didática para trabalho em sala de aula, com o objetivo de proporcionar conhecimentos que possibilitem ao aluno, relacionar notícias como a do ataque deflagrado por Israel à Síria em maio de 2013 com as origens históricas dos conflitos entre judeus e árabes e alguns aspectos da Primavera Árabe.

Conteúdos

Ensino Fundamental: 8° Ano – Oriente Médio

Ensino Médio: Globalização e conflitos atuais

Conteúdo interdisciplinar: História, Sociologia e Filosofia


Tempo estimado: 3 Aulas

Material necessário: Mapa-múndi, data-show ou DVD para mostrar as imagens, mapas, textos e vídeo.

    Leia com os alunos alguns dos textos citados anteriormente, outros textos sugeridos nesta seqüência ou, ainda, textos que achar interessante e atuais sobre conflitos no Oriente Médio. Mostre a eles também o vídeo Israel ataca Síria para destruir armas (AFP) .




    Inicie uma conversa com os alunos questionando-os sobre as notícias citadas e o que eles sabem ou possivelmente acompanham sobre os conflitos que ocorrem no Oriente Médio. Procure saber, especialmente, onde podem obter informações sobre o tema (Internet, Televisão, Jornal ou Rádio).

    Utilize o mapa-múndi para localizar o Oriente Médio e as regiões onde ocorreram os conflitos citados nas reportagens.

1° Etapa – Origem dos conflitos:

    Analise os mapas sugeridos para auxiliar na compreensão da origem do conflito entre Israel (judeus) e Palestina, Síria, Cisjordânia, Egito e Líbano (árabes). Para melhor esclarecer o conflito, resgate os seguintes pontos sobre o tema: a partilha dos europeus na região pós-segunda guerra mundial desconsiderando a diversidade étnica e cultural e a criação do estado judaico de Israel pela ONU. Veja os mapas:


Criação do Estado de Israel








2° Etapa – Diversidade religiosa:

    Analise com os alunos o mapa sobre a diversidade religiosa de Jerusalém para auxiliar no esclarecimento dos conflitos. Comente sobre: Jerusalém como cidade sagrada das religiões Cristã, Judaica e Muçulmana, o extremismo de grupos religiosos, a influência da religião na organização do estado-nação (por exemplo, o Hezbollah no Líbano).


3° Etapa – Bombardeio de maio de 2013 e a relação com a Primavera Árabe:


    Analise com os aluno a charge a seguir e comente sobre: o momento de revolta popular pró-democracia que está acontecendo na Síria (identificada pela cidade destruída e em chamas e a bandeira da Síria), o bombardeio feito pelos israelenses (identificado pela “Estrela de Davi” em azul no avião) e a tensão entre Israel e os países árabes (identificado pelo avião jogando gasolina em uma cidade em chamas).



http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/28719/israel%2Be%2Bo%2Bconflito%2Bna%2Bsiria.shtml

    Mostre aos alunos a relação do conteúdo das reportagens com a “Primavera Árabe”. Aborde o tema falando dos governos ditatoriais, a forte influência do fundamentalismo religioso na constituição do estado-nação dos países árabes e das revoltas populares pela democracia que aconteceu na Líbia e Egito e está acontecendo na Síria e Iêmen.

    Israel, como país democrático e judaico é considerado pela Síria como apoiador das revoltas que estão ocorrendo, e tem o intuito de desestabilizar governos, podendo facilitar as disputas territoriais, aumentando a influência israelense na região. Entretanto, Israel afirma que os ataques na Síria tiveram o objetivo de impedir que armas chegassem ao grupo político militar libanês Hezbollah.

    Destaque a citação do segundo texto para ajudar a compreender a relação.

    “A agência de notícias Sana, porta-voz do regime, qualificou o bombardeio israelense como "uma tentativa clara de ajudar os grupos terroristas armados depois dos fortes golpes que receberam", em alusão aos rebeldes que combatem o governo de Assad.
    Nesta linha, a rede de televisão estatal síria informou que a "agressão israelense" foi acompanhada de "tentativas de grupos terroristas de atacar postos de controle militares em várias zonas", e especificou que as forças do regime conseguiram repelir esses ataques, deixando "mortos e feridos" entre os rebeldes.
    Por sua vez, o ministro de Turismo de Israel, Uzi Landau, justificou as ações de seu país para impedir que "certas armas" cheguem às mãos de grupos terroristas.”


    O Link abaixo mostra fotos das diversas revoltas populares nos estados árabes. Utilize-as para acompanhar as discussões.


    Dentro do contexto de disputa de território e diversidade étnica cultural da região, considere as crescentes revoltas populares nos estados árabes, a desestabilização ou a queda dos governos desses países podem aumentar sua influência política de Israel na região.


Avaliação

    Para iniciar a avaliação faça a síntese dos pontos apresentado na aula:

• As diferentes interpretações do bombardeio realizado por Israel na Síria.

• A relação estabelecida na disputas territoriais entre árabes e judeus no Oriente Médio e a Primavera Árabe. Considere o possível aumento da influência de Israel na região e os problemas enfrentados pelos países ditatoriais.

• A origem das disputas territoriais considerando fatores étnicos e religiosos na região.

    Divida os alunos em grupo e peça para que busquem reportagens e imagens recentes em revistas, jornais, televisão e internet sobre o conteúdo e tragam para a próxima aula.

    Peça para que elaborem um texto, tendo como referência as reportagens coletadas e a aula expositiva. O texto deve ser avaliado de acordo com os pontos apresentados na síntese da aula.

    Utilizando um mapa da região, peça para que os alunos extraiam do texto produzido as informações capazes de serem representadas no mapa, tais como: local e data de bombardeios e países envolvidos.

    O mapa deve ser avaliado com os seguintes critérios: nome, escala, legenda, orientação, entre outras informações básicas. Para finalizar, peça para que montem um cartaz com o mapa e o texto que produziram e exponham o material na sala de aula.


Para saber mais acesse também:





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