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terça-feira, 24 de maio de 2011

Mapas antigos e atuais em sala de aula

     Atualmente, o uso de programas como o Google Earth, o Google Maps e o Wikimapia, vêm se tornando cada vez mais eficazes no auxilio do estudo do espaço geográfico, na busca de endereços, elaboração de mapas personalizados, etc. O "como chegar lá" está ficando cada vez mais fácil.

Google Earth - imagem da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Google Maps - mapa da região da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
     Entretanto, é importante que os alunos conheçam como e porque, dentro da história da cartografia, o avanço da tecnologia foi fundamental para a compreensão do espaço geográfico. Dessa forma, é interessante o estudo dos mapas históricos e da discussão de como, por meio deles, é possível compreender como a sociedade transformou o espaço, como esse mesmo espaço se configura atualmente e como devemos agir sobre ele. 

Mapa do Cone Sul e rio da Prata, deArnold Colom e Hendrik Doncker. Amsterdã, 1663.

Mapa da América do Sul, de Herman Moll. Londres, 1729.

     A fim de propiciar aos alunos o conhecimento de ferramentas tecnológicas e aliar este conhecimento ao conteúdo abordado na história da Cartografia dentro da Geografia, sugerimos uma sequência de abordagem em sala de aula, especialmente, se houver possibilidade de trabalho com a internet.


Geografia
Conteúdo: mapas históricos, desenvolvimento tecnológico (técnicas), representação cartográfica, noções de escala e produção de mapas.
Segmento: Ensino Fundamental II e Ensino Médio
 
1a. etapa: Inicie o conteúdo com uma aula expositiva, contemplando, por exemplo, o item disposto no livro didático utilizado na escola. Ressalte como os mapas eram produzidos antigamente, com menor exatidão, pois eram feitos com base em relatos e impressões pessoais. Na sequencia, pode-se utilizar os seguintes sites para dar continuidade ao conteúdo:
2a. etapa: Explore as imagens de mapas antigos levando os alunos a observar detalhadamente os desenhos. Peça que observem, por exemplo, a forma das terras emersas, o desenho dos cursos dos rios, os nomes atribuídos aos lugares, os desenhos complementares no mapa, a indicação das direções.


3a. etapa: No laboratório de informática, oriente os alunos a conhecer o Google Earth, o Google Maps e o Wikimapia. Deixe que os alunos conheçam as ferramentas disponíveis em casa programa e as possibilidades de aplicação.


4a. etapa: Auxilie os alunos a explorar o programa Google Earth. Explique as possibilidades de uso das ferramentas, principalmente na esquerda do vídeo, onde aparecem as opções de marcação de camadas: marcadores rodoviários, llimites, estradas ou , acima, na barra de endereços. Utilize como exemplo o endereço da escola, digitando o endereço e solicitando a busca. Peça para que seja observados todos os detalhes da imagem, especialmente as possibilidades de zoom e, por conseguinte, de mudança na escala (ressalte a altitude e a escala que aparece com a imagem). Deixe que o programa seja explorado por algum tempo.


5a. etapa: Destaque aos alunos que, atualmente, os mapas são produzidos por meio de fotografias aéreas e imagens de satélite, que captam as imagens por meio de sensores, o que permite uma precisão muito grande nas representações cartográficas. Veja um pequeno texto que pode auxiliar sua explicação:

     O desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas revolucionou a Cartografia. A partir da década de 1940, o aperfeiçoamento das aeronaves permitiu a utilização de máquinas fotográficas aéreas que mostram com exatidão os elementos existentes na superfície do terreno e sua distribuição espacial.
     Com essas máquinas especiais, a bordo das aeronaves, são obtidas fotografias de diferentes faixas do terreno. Depois de reveladas, as fotografias passam por aparelhos computadorizados que lêem a imagem e desenham os mapas.
     A partir da década de 1960, com o desenvolvimento da informática e dos satélites artificiais, torno-se possível conhecer lugares da Terra até então inacessíveis aos seres humanos. As imagens de satélite permitiram visualizar grandes extensões da superfície terrestre e mapeá-las com precisão.
     Todas essas inovações tecnológicas na Cartografia possibilitaram ao ser humano registrar e, consequentemente, conhecer em detalhes as características naturais e culturais de diversos lugares do planeta. Hoje em dia, a tecnologia cartográfica é utilizada para o planejamento e a execução de ações humanas em todo o espaço geográfico.
BOLIGIAN, Levon; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves.
 Geografia: Espaço e Vivência - Ensino Médio. São Paulo, Atual, 2010.

6a. etapa: Escolha antecipadamente um lugar para que a turma toda "visite" virtualmente. Pode ser o limite litorâneo, um monumento importante, a confluência de dois grandes rios, uma ilha, etc. Após esta escolha, defina as coordenadas e os nomes pelos quais os alunos deverão pesquisar nos programas (Google Earth, Google Maps e Wikimapia).

7a. etapa: Se estiver trabalhando com o conteúdo de coordenadas geográficas, dependendo do ano ministrado, indique aos alunos a possibilidade de encontrarem determinados lugares por meio dos graus e minutos. Por exemplo, no caso do Google Earth, para localizar a hidrelétrica de Itaipu, no estado do Paraná, deve-se inserir suas coordenadas: 25o24'48" S e 54o35'45"O. Entretanto, na caixa de pesquisa "Voar para", as coordenadas devem ser colocadas desta maneira: -25.2448 e -54.3545 (com o sinal de menos, pois  a localização refere-se ao Sul e ao Oeste).
     Se preferir, entretanto, pode-se trabalhar com o nome dos lugares. Por exemplo, escrevendo o termo Usina Hidrelétrica de Itaipu, na caixa de pesquisa "Voar para". Se for possível, imprima a imagem escolhida.

8a. etapa: Utilizando o Google Maps, localize a sua cidade na opção Mapa e alterne com a opção Imagem e resgate as imagens dos mapas históricos.

Avaliação
     Discuta com os alunos a questão do desenvolvimento tecnológico na produção cartográfica. Solicite uma análise dos mapas estudados no decorrer da sequência.

Conteúdo interessante e disponível na rede

Como fazer a iniciação cartográfica da turma - Revista Nova Escola, maio/2011.

A mina dos mapas - Revista Pesquisa FAPESP, maio/2011.

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