A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Aulas com histórias em quadrinhos

     Aí vai uma dica para o início do ano letivo. A ideia é tanto para quem quer se divertir quanto para quem quer trabalhar com a garotada em sala de aula, unindo tecnologia e bom humor no trabalho com conteúdos e temas de diferentes disciplinas.
     O site Máquina de Quadrinhos  da Turma da Mônica permite que sejam criadas diferentes histórias com os personagens da turma, escolhendo cenários, objetos que farão parte da cena, criando diálogos para construir sua própria história (existe também a opção em CD - comercializado no próprio site).


     A partir do trabalho com histórias em quadrinhos, é possível desenvolver conteúdos de Arte, Geografia, entre outros, além de temas como Meio Ambiente, Saúde e Ética. Essa atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de informática.
    
     Algumas indicações de leitura para o professor:

  • IANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto Antonio. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo: Moderna, 1994.
  • RAMA, Angela e outros. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
  • PEREIRA, Kátia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário