A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Real Gabinete Português de Leitura

Gravamos esse programa da TV Brasil no Real Gabinete Português de Leitura, no centro histórico do Rio de Janeiro, um dos lugares mais bonitos que já conheci. Foi construído do início do século XIX em estilo neomanuelino. Conheça-o você também pelo link:
http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/

Série Cartografia Escolar da TV Brasil

Gostaria que vissem o Programa Salto para o Futuro, sobre Cartografia Escolar, produzido pela TV Brasil, onde participo do primeiro programa "Cartografia, cultura e produção de conhecimento escolar". Vejam pelo link:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=698%3Asalto-para-o-futuro-serie-cartografia-escolar&catid=71%3Adestaque

Transformação da paisagem urbana

Ei, você que está trabalhando as transformações nas paisagens:
Veja a reportagem sugerida e trabalhe com seus alunos os conteúdos sobre as transformações nas paisagens dos bairros e das cidades. Utilize os relatos para destacar as características relacionadas ao lugar afetivo, ao lugar vivido.
http://uol.com/bcdvfZ

Congresso Brasileiro de Geógrafos

E não vamos esquecer do Congresso Brasileiro de Geógrafos, que acontece em agosto no campus da Federal do Espírito Santo...

Fronteira agrícola e Amazônia

A expansão da fronteira agrícola na Amazônia Peruana:
https://www.youtube.com/watch?v=gKHNWfFpFvM

Hasta Cuba en abril de 2015

Meio ambiente em pauta

Edição da OLAM (ISSN 1982-7784), V. 13, N. 2 (2013) sobre os temas "COMUNIDADES TRADICIONAIS E CULTURA ECOLÓGICA/ GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO" já se encontra online:
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/index

Concurso Cartografia para Crianças

Atenção escolas para as inscrições do Concurso Cartografia para Crianças:
https://docs.google.com/file/d/0B4BunYVEQwJcVmVvT0JUUmZrMkU/edit

Cartografia infantil

Olha aí que interessante...


A mulher e o mercado de trabalho

Olá pessoal,
no mês de Março em que se comemorou o Dia da Mulher preparamos esse plano de aula para a Revista Nova Escola. Esperamos que ajude em seu planejamento.
http://abr.ai/1eo8qpA

Um oceano nos ares: chuva e poluição na Amazônia

Vocês acreditam que a poluição de Manaus pode afetar o regime de chuvas na Amazônia? Então leiam a reportagem na edição de março/2014 da Revista Pesquisa Fapesp...
http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/03/10/um-oceano-nos-ares/
Divulgando o encontro internacional de cartografia e GIS na Hungria em Junho.
http://iccgis2014.cartography-gis.com/Home.html