A Jimboê Didática é uma empresa que atua desde 2003 e oferece prestação de serviços como assessoria na reformulação de currículos, leituras técnicas, produção de materiais didáticos e cursos de formação de professores.

Nosso objetivo neste blog é oferecer às instituições escolares, aos professores e a todos os interessados, um espaço de debates, troca de conhecimentos e experiências no ensino de Geografia, Arte e outras áreas do conhecimento.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lançamento do livro Novos rumos da Cartografia Escolar

     Professores, é com orgulho que divulgamos o lançamento do livro Novos rumos da Cartografia Escolar, Editora Contexto, organizado pela professora Rosângela Doin de Almeida, do qual o Levon é o autor do capítulo A cartografia nos livros didáticos no período de 1824 a 1936 e a história da geografia escolar no Brasil.
     Será no dia 21/05/2011, na Livraria da Vila, em São Paulo.
Compareçam.


Desenvolvimento dos países do mundo - vídeo em sala de aula

     Os vídeos didáticos podem ser ótimos aliados no trabalho em sala de aula.
     Este vídeo - 200 países, 200 anos, 4 minutos - do médico e professor sueco Hans Rosling mostra, por meio de uma animação gráfica, a história do desenvolvimento do planeta nos últimos dois séculos (Programa "The Joy of Stats" da BBC).



     Os conteúdos que podem ser abordados com os alunos (8o ano e Ensino Médio) são:
  • Desenvolvimento e subdesenvolvimento - origens históricas e características atuais (critérios da regionalização e renda per capita)
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - índice criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem como objetivo mostrar com maior fidelidade as condições em que vive a maior parte dos habitantes de cada país, considerando critérios como: expectativa de vida, escolaridade, consumo, renda, condições sanitárias e mortalidade infantil.
  • Primeira Revolução Industrial - período que se consolidou a indústria moderna como principal atividade econômica, desde as últimas décadas do século XVIII a meados do século XIX e que alavancou a economia dos países europeus.
  • Segunda Revolução Industrial - período do final do século XIX a meados do século XX, caracterizado pelas as descobertas científicas e os avanços tecnológicos, como o uso do petróleo e do aço, destacando a produção fabril da siderurgia, metalurgia e petroquímica, consolidando a economia de países europeus e dos Estados Unidos.
  • Terceira Revolução Industrial - iniciada na década de 1950, quando integrou-se a ciência, a tecnologia e a produção, despontando segmentos industriais de alta tecnologia, como os da telecomunicações, microeletrônica, cinernética e aeroespacial, destacando os países asiáticos.
  • Desigualdades sócio-espaciais - características de diversidades entre os continentes.
  • Processo de globalização.
     Após destacar o conteúdo a ser discutido, mostre aos alunos o vídeo e, com algumas pausas, intercale as explicações sobre o assunto tratado.

Bom trabalho!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Terremoto e tsunami no Japão

     O terremoto que ocorreu no Japão no mês de março, foi amplamente noticiado pela mídia internacional. Pudemos verificar a devastação ocasionada pelo terremoto que abalou o território japonês, sobretudo o nordeste do país e, quase que em tempo real, os tsunamis que varreram essa região litorânea em conseqüência do sismo. As imagens que mostram o antes e o depois são impressionantes.
   

Cidade de Natori. 11/03/2011. Foto: Kyodo/Reuters
Imagem disponível em www.bbc.co.uk/portuguese
     Esses fenômenos naturais, com ampla cobertura da mídia, aguçam a curiosidade de alunos, tanto do Ensino Fundamental II, quanto do Ensino Médio. Sugerimos ao professor, tanto de Geografia como de Arte, que abra espaço em algumas aulas para trabalhar as causas e os efeitos desses eventos. Para tanto, propomos as sequências didáticas.

Geografia
Segmento: 6º ano e 1o ano do Ensino Médio
Conteúdo: Dinâmica endógena da crosta terrestre, Placas tectônicas ou litosféricas, Sismos e tsunamis, Transformação da paisagem, Uso da terra

1ª etapa: Questione os alunos de forma a sondá-los a respeito do que eles leram, assistiram ou mesmo ouviram falar sobre o terremoto ocorrido no dia 11/03/2011. Crie um quadro na lousa para servir de “sementeira de ideias”, registrando ideias-chave (palavras, frases, etc.) que os alunos mencionarem a respeito do evento. Identifique o quanto a turma se sensibilizou com o assunto.

2ª etapa: Leve um mapa-mundi ou um globo terrestre para a sala de aula, para trabalhar a localização do Japão com os alunos. Estabeleça relações de distância entre esse país e o Brasil, pois, mesmo os alunos do Ensino Médio, em muitos casos, tem dificuldade em localizar países em relação ao território nacional. Depois de expor a localização, deixe os alunos manipularem a vontade o mapa ou o globo.

3ª etapa: No livro didático ou no atlas escolar, trabalhe o planisfério que represente as placas tectônicas, indicando o fato de que o território japonês encontra-se na confluência e na divergência de quatro placas tectônicas distintas, configurando-se como uma zona de alta tensão. Compare a situação do Japão com a do Brasil, que está no centro de uma extensa placa tectônica.


BOCHICCHIO, Vicenzo Raffaele . Atlas do Mundo Atual. São Paulo: Atual, 2003.
4ª etapa: Com base no esquema abaixo, explique aos alunos como ocorre a tensão em uma zona de subducção da placa tectônica, caso da placa do Pacífico, que subduz às placas Norte-americana e Eurasiana, no litoral leste do Japão.

BOLIGIAN, Levon Boligian; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves.
Geografia: Espaço e Vivência - Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
    Ao ceder a tensão (pressão) entre as rochas, das quais são compostas, as placas movem-se alguns centímetros abruptamente, desencadeando-se a liberação de uma grande quantidade de energia, que pode ter magnitudes variadas. Essa quantidade de energia pode ser mensurada com técnicas e metodologias diferenciadas, de acordo com o objetivo que se tem. Use o texto disponível no link abaixo com os alunos para uma melhor compreensão das diferentes formas de medição de um tremor.


5ª etapa: Explique aos alunos que os tsunamis decorrem da propagação das ondas liberadas pelo sismo ocorrido no interior da crosta. No caso do litoral nordeste do Japão, os estragos foram enormes, visto a situação geográfica da área, caracterizada por planícies, em grande parte artificiais, já que nesse país são extensas as áreas de aterros que foram construídas sobre área de mar. Veja um exemplo de video que pode ser mostrado aos alunos.


     Para trabalhar ainda os efeitos do tsunami sobre as áreas afetadas, acesse a web no multimídia em sala de aula e, na tela, trabalhe os contrastes do “antes” e do “depois”, na passagem das ondas de tsunami. Acesse os endereços:
http://www.abc.net.au/news/events/japan-quake-2011/beforeafter.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110314_japao_antes_depois_pu.shtml

6ª etapa: Finalize o trabalho pedindo aos alunos que, por meio da técnica de dramatização, interpretem em vários “atos”, os diferentes efeitos que pode desencadear um tremor, de acordo com a escala de Mercalli, que segue.

BOLIGIAN, Levon Boligian; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves.
Geografia: Espaço e Vivência - Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

Arte
Conteúdo: Desenho, pintura, representação, cor.
Todos os segmentos

1ª etapa: Em uma roda de conversa, sensibilize os alunos buscando focar nas relações culturais próximas que existem entre o Brasil e o Japão, desde o início do século XX, com a imigração de milhares de japoneses para o nosso país. Mostre aos alunos que, por outro lado, e como muitos deles sabem, nos últimos anos, milhares de outros brasileiros, descendentes desses japoneses, regressaram para trabalhar na terra de seus avós. Informe-os que, atualmente, cerca de 260 mil brasileiros vivem no Japão, muitos na área mais afetada pelo terremoto e pelo tsunami. Pergunte aos alunos sobre a possibilidade de que conheçam pessoas (parentes, amigos, vizinhos, etc.) que morem atualmente no Japão, e se tem notícias delas após o terremoto. Questione-os sobre o que sentiram ao assistir a cenas que mostravam a devastação ocasionada por esses eventos naturais.

2a. etapa: Ressalte o trabalho de alguns artistas de origem ou descendência japonesa, como Tomie Ohtake (DVD Arte na Escola) e Manabu Mabe.

3a. etapa: O site francês http://cfsl.net/tsunami/ está promovendo um leilão de imagens em prol das vítimas do teremoto e tsunami no Japão. É possível participar por meio do envio de desenhos.
     Aproveite a oportunidade para trabalhar desenho e pintura com ênfase no estilo japonês, como os mangás, que tanto chamam a atenção das crianças e adolescentes.
Observe e mostre aos alunos alguns desenhos já publicados no endereço citado.





Incentive os alunos a produzir e enviar seus desenhos.

Bom trabalho!!!